22.05.2025 às 15:33h - Agricultura
São vários benefícios proporcionados aos produtores com a certificação de propriedades. Conforme o Vereador e Veterinário, Valdair Dahmer, no período em que exerceu o cargo de Diretor de Programas Agropecuários do município ocorreu grande incentivo para a realização de exames de Brucelose e Tuberculose. Itapiranga foi o município pioneiro e destaque em Santa Catarina com reconhecimento fora do estado pela eficiência na sanidade animal.
O Veterinário ressalta que era o município com maior número de propriedades certificadas livres destas zoonoses, porém foi ultraado por Saudades, além de outros municípios que estão ganhando destaque pela mobilização que realizam em prol da sanidade animal.
Itapiranga teve projeto piloto em certificação de propriedades livres de zoonoses. O município fez parte do Programa SebraeTec, em parceria do Sebrae, Prefeitura de Itapiranga e do Instituto de Desenvolvimento Regional, o IFAI, com o apoio da Cidasc. De acordo com Valdair Dahmer, a cada ano é preciso fazer a renovação do certificado. Este status proporciona benefícios na comercialização de leite e até mesmo de animais, devido a procedência de rebanho livre de doenças que costumam causar grande preocupação.
Em Itapiranga já teve mais de 200 propriedades certificadas livres de Brucelose e Tuberculose. Segundo o Veterinário, é necessário fazer a renovação, pois a certificação tem validade de apenas um ano e com isso os produtores precisam ter o máximo de cuidado, pois o ingresso de animais de outras propriedades pode comprometer a certificação.
Segundo Valdair Dahmer, a certificação de propriedades gera maior segurança aos produtores rurais. O Vereador chama atenção que o município investe em incentivos, porém é preciso evoluir neste debate para motivar a realização dos exames sem pesar nos investimentos aos proprietários.
Dahmer chama atenção que existem questões que causam receio aos produtores rurais devido a possibilidade de animais terem que ser sacrificados. Ele informa que existe um cuidado muito grande para garantir a sanidade animal, pois Santa Catarina é referência em controle de doenças nos rebanhos.
Comentar pelo Facebook